01. Isto é meio básico, mas vale a pena relembrar: tenha só contatos confiáveis e conhecidos em sua lista principal do MSN Messenger. Se você deseja falar com contatos suspeitos (ex.: possíveis hackers), use outra conta.

 

02. Use senhas difíceis, com números, letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais (?!*@%$). JAMAIS use apenas números, ou data de nascimento, nomes etc. Se você estiver com dificuldade ou falta de criatividade em criar uma, ai vai uma dica para facilitar: veja algo próximo do computador, algo de sua casa… é meio “tolo”, mas dá certo. Use como senha coisas fúteis como modelo do seu processador do PC, Marca da sua televisão, tênis etc., sem esquecer dos caracteres especiais (?!*@%$). Exemplos: PentiuM4! ; SoNy14? ; R3eBok!; all*star*!

03. Dicas de senhas têm que ser fortes, pois são uma boa porta de entrada. Dicas de senha como: nome do meu pai, time do meu coração, são muito fáceis, e comprometem todo o passo 02. Também não exponha a resposta de sua dica de senha a pessoas não confiáveis. Por exemplo, se sua pergunta escolhida foi “Seu primeiro carro”, não deixe que todos saibam qual foi seu primeiro carro, aliás, nem a amigos, pois sem querer seus amigos podem contar a uma pessoa que esteja interessada em invadir sua conta.

Observações

» Para efetuar os passos 02 e 03 acesse: http://memberservices.passport.net/memberservice.srf, faça login e clique em Credenciais.

» Por favor, efetue os passos 02 e 03 se sua senha e dica de senha são ruins, pois imagine uma pessoa invadindo e tendo acesso a sua conta! Ela poderá se passar por você e prejudicá-lo seriamente.

04. Quando um contato lhe enviar algum arquivo .ZIP, .RAR, .EXE pergunte o que é antes de aceitar e abrir. Se for .PIF, .SCR, .BAT, .COM, recuse-o ou se o contato for um amigo e insistir, escanei o arquivo neste site http://virusscan.jotti.org, pois é muito suspeito o envio de arquivos destas extensões, que geralmente são enviadas por MSN apenas para infectar o outro por maldade ou por amigos seus. Além disso, pergunte sempre ao contato se ele enviou o arquivo mesmo, pois alguns vírus enviam arquivos sem o contato saber, e faça o mesmo com links de páginas, perguntando o que a página tem.

05. Esta é meio de praxe, mas tudo bem: mantenha seu antivírus atualizado.

06. Não confie em tutoriais ensinando a roubar senhas de contas do MSN, pois fazendo o pedido, você estará enviando a sua própria senha para a pessoa.

07. Não acredite em mensagens como “Não aceite o contato xxx@hotmail.com, pois é um vírus e se você aceitá-lo será infectado”, e qualquer outra que termine com “Passe essa mensagem para todos seus contatos”. São chamadas HOAX essas mensagens falsas cujo objetivo são causar pânico entre os usuários do MSN e/ou prejudicar o contato que é denominado na mensagem como “vírus” por discussões pessoais ou brincadeiras sem sentido para que ele não seja aceito pelos outros contatos.

08. É muito raro essa dica ser útil, mas vale lembrar: desabilite a exibição de emoticons para falar com alguém suspeito ou perceber que uma janela do MSN Messenger é aberta com emoticons e seu MSN começa a travar. Ele pode lhe enviar um ataque de emoticons, que consiste em enviar emoticons sem parar para o programa travar. Para desabilitar os emoticons, clique no menu Ferramentas, Exibir emoticons (na janela de conversação). Se um ataque estiver ocorrendo e após você tentar entrar, é derrubado novamente, entre como offline e bloqueie o contato.

09. Não confie em mensagens sobre novas versões do MSN chegando por e-mail, mensagens pedindo para você enviar login como resposta e/ou clicando em links para reativar seu messenger etc., pois são mensagens falsas que só querem tentar obter seu login e senha.

10. Não aceite nenhum anexo, mesmo que não seja perigoso (documentos de texto, imagens etc.), de contatos desconhecidos e/ou que acabaram de o adicionar. É na hora de transferência de arquivos que é possivel obter seu IP para efetuar uma possível invasão.

Tendo esses cuidados, principalmente passos 02, 03 e 04, seu uso do MSN Messenger será muito mais seguro e confiável!