A Intel anuncia o Core 2 Extreme X7800, seu processador para notebooks mais poderoso.

O Core 2 Extreme X7800 é o primeiro processador para notebooks da empresa a receber a marca Extreme, usada em chips de alto desempenho para micros. O processador deve agradar principalmente a quem gosta de jogar no laptop. Mas também é atraente para a montagem de estações de trabalho portáteis profissionais. Tem dois núcleos que funcionam a 2,6 GHz, 4 MB de memória cache secundária e barramento frontal de 800 MHz.

Um detalhe adicional é que a Intel desativou a proteção contra overclock do chip. Isso significa que fabricantes e usuários avançados poderão elevar a freqüência de clock dele para obter um desempenho superior. A Intel, naturalmente, não se responsabiliza pelo que vier a acontecer. Micros com overclock requerem refrigeração especial para evitar sobreaquecimento. E esses resfriadores de alta capacidade são difíceis de encaixar no reduzido espaço de um notebook.

O Core 2 Extreme X7800 conta com recursos de economia de energia também empregados em outros processadores móveis da Intel. Pode reduzir a freqüência de clock para poupar as baterias; ou fazer o notebook hibernar quando ele não está em uso, reduzindo o consumo de energia. Nos Estados Unidos, os notebooks com o Core 2 Extreme X7800 devem chegar às lojas em duas semanas. Atá agora, nenhuma empresa anunciou planos para comercializá-los no Brasil.

A Intel também está anunciando um novo processador de alto desempenho para micros de mesa, o Intel Core 2 Extreme QX6850, com quatro núcleos. Tem clock de 3 GHz e um novo barramento de dados de 1 333 MHz. Esse chip passa a ser o processador para micros mais veloz da Intel.