Dicas de como otimizar o Windows XP tem por toda a internet, mas eu fiz uma seleção do que eu realmente considero útil. São dicas que eu testei, e gostei do resultado.

Uma coisa que me deixava chateado era quando o menu iniciar demorava para abrir a opção que eu queria, quando descobri essa dica e a usei, fiquei muito surpreso com o resultado.

 

Acelerando o Menu Iniciar:


Menu Iniciar > Executar e digite: Regedit
Navegue a te a pasta HKEY_CURRENT_USER\control painel\desktop\
MenuShowDelay
(Altere o valor de 400 para 50) Caso você não tenha esta chave, crie-a com o valor acima. Para criar basta clicar com botão direito na área branca do painel direito e criar Novo > Valor da Seqüência com o nome MenuShowDelay.

 

 

Rapidez de Acesso a Programas e Ficheiros:


Para qualquer versão de Windows.
>>> Iniciar/Execultar/Regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\FileSystem
Crie um dword com valor ( Edit/New/Dword Value). Renomeados com o nome de ContigFileAllocSize.
Duplo-clique sobre o mesmo e digitamos o valor de 200 em hexadecimal ( 512 em decimal ).

 

Impedir que o Windows Messenger ou Live Messenger inicie junto com o Windows:

 

Iniciar > Executar > gpedit.msc
Na janela que abrirá, vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Messenger. Clique duas vezes na opção “Não permitir que o Windows Messenger inicie automaticamente”, e selecione “Ativado”.Se preferir, pode desativar de vez o Windows Messenger, alterando a opção “Não permitir que o Windows Messenger seja executado” para “Ativado”. Isto impedirá a utilização do WM por qualquer usuário do micro.

 

 

Removendo Windows Messenger:


INICIAR>EXECUTAR
RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove

 

 

Navegue Mais Rapidamente:


>>> Iniciar/Execultar/ gpedit.msc
Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”
Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”.
Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 OK…. Painel de Controle > Conexões de Rede > botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de
Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.
Obs: Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir os passos acima para todos.

 

 

Descarregando as DLL:

 

Quando você abre um game ou um programa muito pesado se carrega as DLL, mas ao sair o Windows tem a dificuldade de descarregar-las rapidamente. Agora vamos evitar este pequeno erro.
Esta dica é direta da Microsoft
>>> Iniciar / Execultar / Regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Curr entVersion\Explorer registry subkey.
From the Edit menu, select New, DWORD Value.
Enter the name AlwaysUnloadDLL, and then press Enter.
Double-click the new value, set it to 1, and then click OK.
Close the registry editor, and then reboot the machine for the change to take effect.

 

 

Adicione e remova programas “embutidos” do Windows XP:

O Windows XP vem com vários recursos embutidos, como o Windows Messenger, Windows Movie Maker e etc. Para removê-los, basta editar o arquivo SYSOC.INF na pasta \Windows\inf e, na seção , apagar a palavra “hide” das linhas (veja o exemplo abaixo). É preciso manter a formatação original do arquivo, não podendo ser inserido espaços ou similares.

Por exemplo, a linha

MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7

refere-se ao WordPad. Para tornar possível sua desinstalação através do Adicionar/Remover Programas, apagamos a palavra HIDE, de modo que fica assim:

MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,,7

Faça isto para cada uma das opções que deseja desinstalar. Depois, basta ir no Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas > Adicionar/Remover Componentes do Windows e fazer sua seleção do que deseja remover.

 

 

Habilitar Logon automático – inicialização e desligamento mais rápido:

 

Se há somente um usuário no micro, que tal agilizar o processo de boot e desligamento? Para isto, temos que seguir algumas etapas:

a. Vá em Iniciar > Executar e digite “control userpasswords2” (sem aspas) e clique em OK.
b. Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.
c. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK.
d. Vá no Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

 

 

Boot mais rápido:

A Microsoft liberou uma ferramenta que promete tornar o boot e retorno dos modos “Suspender” e “Hibernar” mais rápido. Trata-se do Bootvis, que pode ser baixado diretamente clicando aqui (325 Kb).

Basicamente, basta ir em Trace > Optimize System que ele fará o resto.

 

 

Outras Dicas:

Não bastando essas dicas para deixar o seu Windows XP mais rápido, você também tem que fazer regularmente a desfragmentação do disco Rígido, para que o sistema possa organizar os arquivos em disco e acessá-los mais rapidamente quando for necessário. Para isso acesse o menu Iniciar > Todos os programas > acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco.

Você também deve realizar uma faxina no seu sistema, para isso eu recomendo o CCleaner e o MV RegClean. Esses dois programas procuram por arquivos desnecessários no sistema e na memória e os eliminam. São muito fáceis de instalar, e para utilizá-los você só precisa pedir para Analisar, e após a análise peça para executar a limpeza.

 

 

Super Dica:

Para manter seu sistema sempre em ordem, efetue uma desfragmentação de disco antes da instalação de algum programa.