Neste tutorial, irei ensinar como instalar o DreamScene no Windows XP, ou melhor, não vamos instalar o DreamScene e sim um programinha com as mesmas funções, mas que consome apenas 10MB de RAM. Esta dica também vale para todas as versões do Vista e para os Windows 98, 2000 e 2003.

Pra quem não sabe, o DreamScene é uma “frescurinha” disponível apenas no Windows Vista Ultimate. Ele permite utilizar vídeos como planos de fundo para sua área de trabalho. Mas a principal desvantagem é que, o DreamScene utiliza cerca de 50% dos recursos do processador, inviabilizando o seu uso em PC’s menos potentes.

Para começarmos o tutorial, primeiramente baixe o VLC media player. Após instalar, abra o VLC e vá na aba Configurações > Preferences, ou simplismente aperte Ctrl+S.

01_wm1.pngJá nas preferências, marque a caixinha “Opções Avançadas”, que está localizada no canto inferior direito.

02.pngNa barra lateral, selecione a categoria “Vídeo” e marque a opção “Saída de video ‘Overlay’”.

03_wm.pngClique no “+” ao lado da categoria “Vídeo” e selecione a sub-categoria “Módulos de Saída”. Na opção “Módulo de saída de vídeo”, selecione
“Saída de vídeo DirectX”.

04_wm.pngAgora, clique no “+” ao lado da categoria “Módulos de saída” e selecione a sub-categoria “DirectX”. Selecione a opção “Enable wallpaper mode”.

05_wm.pngPronto. Agora é só abrir um vídeo (Ctrl+O) e colocar pra tocar. Ele aparecerá como plano de fundo, no Desktop. Mas ainda podemos dar uma melhorada, alguns ajustes básicos para ficar fiel ao DreamScene.

Vá á categoria “Lista de reprodução” e marque os seguintes itens, de acordo com a imagem:

06_wm.pngPara finalizar, vá na categoria “Inteface” e navegue até a sub-categoria “Skins”, clicando nos “+” ao lado de cada item. Agora, marque a opção “Systray icon” e desabilite a opção “Show VLC on the taskbar”.

07_wm.pngEnfim, terminamos. Seu DreamScene “xing-ling” está pronto para ser usado. Mas se você usa o Windows Ultimate e não quer de jeito nenhum se desgrudar do DreamScene, tenho uma dica ótima para você. A Stardock Corporation lançou o DeskScapes, que basicamente é um add-on para o DreamScene. Ele possibilita o uso de vídeos no formato “.dream”, que consome menos memória do computador sem perder nenhuma qualidade.

Fonte: Sykey.net

Por Felipe Daldegan

Anúncios