feed_64x64.png

O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Na internet, este sistema também é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication). Geralmente é reconhecido pelo ícone alaranjado ao lado.

Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o “assinante” do feed poderá ler imediatamente.

Atualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos Feed:

  • RSS 1.0 – RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).
  • RSS 2.0 – Really Simple Syndication 2.0 (Userland).
  • Atom (IETF).

As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas, isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um orgão normatizador, no caso a IETF. Resumindo arquivos Feeds são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritos com especificações baseadas em XML. Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem sem visitar o site as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.

Como usar?

Com um programa chamado agregador de Feeds, você recebe as atualizações dos sites escolhidos sem ter que visitá-los.

Já existem web sites que funcionam como agregadores de Feeds, mostram as atualizações no próprio navegador e assim dispensam a instalação de softwares específicos. Dentre eles podemos citar o Google Reader, o BlogLines, o BlogTok, o Origo, o Netvibes e o Feedys, há também o leitor de email com Feeds agregado, da organização Mozilla o Thunderbird, todos gratuitos. Pode-se utilizar o código do RSS ou Atom para divulgar informação de vários web sites numa só página web. O Firefox 2.0 e o Internet Explorer 7 também leêm Feeds.

Como Adicionar Feeds ao seu site?

<link rel="alternate" type="application/rss+xml" href="feed.rss" title="RSS feed para Minha Pagina">

considerando que o nome do seu arquivo Feed chama-se feed.rss
Se o arquivo Feed for criado com a especificação Atom utilize:

<link rel="alternate" type="application/atom+xml" href="atom.xml" title="RSS feed para Minha Pagina">

considerando que o nome do seu arquivo Feed chama-se atom.xml

Fonte: Wikipédia.org